Deficiência de vitaminas

Seu filho anda fraco, sem energia para as atividades, sonolento e até mesmo mais suscetível a infecções respiratórias? Tudo isso pode ser sinal de deficiência de vitaminas, que afeta o desenvolvimento das crianças e também o funcionamento do seu sistema imunológico!

Entre os principais micronutrientes que os pequenos podem apresentar insuficiência estão as vitaminas A, C e D, responsáveis pela manutenção da saúde dos ossos e dentes, proteção da pele, auxílio à atuação das células do sistema imune, entre outros.

Confira o que fazer em casos de deficiência de vitaminas!

Quais são as consequências da deficiência de vitaminas?

A deficiência de vitaminas pode trazer prejuízos para o desenvolvimento e crescimento adequado do seu filho.

Para entender em detalhes, separamos algumas das principais vitaminas, seus papéis e o que ocorre se seus níveis estão baixos no nosso organismo.

Deficiência de vitamina A, C e D

Entre os micronutrientes que as crianças podem demonstrar carência estão três muito importantes que são a deficiência de vitamina A, C e D.

Vitamina A

Também conhecida como vitamina anti-infecciosa, a vitamina A é fundamental para as defesas internas do nosso corpo que agem contra as infecções¹. Além disso, outras de suas funções são atuar¹:

  • No desenvolvimento dos ossos e dentes;
  • Na proteção da pele e da mucosa;
  • No fortalecimento de unhas e cabelos;
  • Na prevenção de doenças respiratórias;
  • No reforço do sistema imunológico;
  • No auxílio à proteção e desempenho normal da visão;
  • Na diminuição do risco de diarreia e infecções respiratórias.

Apesar de sua importância, a insuficiência de vitamina A é um problema de saúde comum no Brasil, que demonstra níveis inadequados de sua absorção nos menores de cinco anos. Dependendo da região do país, esse índice varia entre 17% e 21%².

As possíveis consequências e sintomas da falta de vitamina A são³:

  • Falhas no sistema visual;
  • Diminuição da sensibilidade à luz;
  • Cegueira parcial ou total;
  • Redução da resistência a infecções¹.

Vitamina C

Por sua vez, a vitamina C é um micronutriente com ação antioxidante reconhecida e que atua na formação do colágeno e de neurotransmissores, além de colaborar com a absorção do ferro4

Além disso, ela é essencial para o sistema imune, pois auxilia no crescimento e atuação das células desse sistema, ajuda na produção de anticorpos e intensifica a resistência contra infecções virais¹. 

Entre os sinais de carência de vitamina C nas crianças estão5:

  • Fadiga;
  • Perda de apetite;
  • Sonolência;
  • Palidez;
  • Falta de energia;
  • Irritabilidade.

Vitamina D

Já a vitamina D, também chamada de vitamina do sol, tem como papel primordial atuar na absorção de cálcio e fósforo, trabalhando pela manutenção da saúde óssea6.  

Entre seus benefícios estão:

  • Promover a formação óssea6;
  • Colaborar com o fortalecimento muscular;
  • Auxiliar o sistema imune por meio da sua modulação e por sua ação antimicrobiana7;
  • Proteger a pele (maior órgão de defesa do nosso corpo)8;
  • Controlar doenças respiratórias9.

No entanto, a deficiência de vitamina D é um problema comum no mundo todo e traz como consequências prejuízos a todas as funções listadas acima. Entre os grupos de risco para a carência deste micronutriente estão6:

  • As crianças que têm exposição solar inadequada; 
  • Pessoas que vivem em locais com baixos níveis de raios UVB;
  • Quem tem uma dieta pobre em vitamina D. 

Quais são as soluções para a deficiência de vitaminas em crianças?

O acompanhamento médico é vital para os casos comprovados de deficiência de vitaminas em crianças e adultos.

No entanto, as duas melhores soluções que podem ser adotadas pelos pais são a mudança na alimentação dos pequenos e a inserção de uma suplementação de vitaminas.

Confira em detalhes cada uma abaixo.

1 - Alimentação saudável

Os alimentos são nossa fonte de energia e também são veículos dos nutrientes, ou seja, toda substância que seja indispensável ao funcionamento do organismo10.

Logo, uma alimentação saudável para crianças é aquela que propicia um estado nutricional ideal, contendo todas as vitaminas e minerais necessários para o seu crescimento e desenvolvimento.

Para garanti-la, é preciso11:

  1. Oferecer uma alimentação diversificada, proporcionando uma dieta equilibrada com pães, cereais, leites e derivados, carnes, leguminosas, frutas e hortaliças;
  2. Variar o preparo das comidas, usando temperos diversos, priorizando frutas para temperar as saladas e lançando mão de ingredientes assados, grelhados ou cozidos;
  3. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, sucos de caixinha e salgadinhos industrializados, pois eles possuem baixo valor nutricional e trazem riscos à saúde dos pequenos.

2 - Suplementação de vitamina em crianças

A suplementação de vitamina em crianças é outra alternativa para os casos de insuficiência desses micronutrientes.

Os suplementos são combinações de vitaminas isoladas ou misturadas com outros minerais12, apresentados em diferentes formas como gotas e gomas, por exemplo.

Apesar de, em tese, crianças saudáveis terem uma dieta adequada para ingerir todos os minerais e vitaminas necessários para o crescimento, isso não é uma verdade absoluta, de acordo com a SPSP13.

Tudo irá depender do tipo de dieta, do local onde vive e das atividades que o seu filho realiza13. Por isso, é interessante contar com o apoio de suplementos alimentares para os pequenos quando o pediatra ou nutricionista avalie ser necessário.

Nesses casos, o uso desse tipo de formulação é considerado seguro e eficaz para auxiliar a função imunológica. Isso não vai prevenir uma infecção, mas pode ajudar o sistema imunológico, de maneira coadjuvante¹.

Para isso, uma opção é Blumel Imune Kids. Esse suplemento alimentar, disponível em solução oral, contém o exclusivo Imuno Complex*15, uma combinação de vitaminas A, C e D e os minerais zinco e selênio14.

Ele ajuda no funcionamento do sistema imunológico dos pequenos e não contém corantes nem açúcares 14. Consulte um médico e verifique a possibilidade do seu filho utilizar Blumel Imune Kids!

Blumel Imune Kids: Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Dezembro/2021.

*Produto com concentração exclusiva no mercado.


 

1. Cardoso AL et al. Nutrição adequada e proteção do sistema imunológico na época de Covid-19. Sociedade de Pediatria de São Paulo. 8 maio, 2020. Disponível em: https://www.spsp.org.br/PDF/DC_SuporteNutricional_Nutri%C3%A7%C3%A3oparaImuniza%C3%A7%C3%A3o.pdf . Acesso em: novembro, 2021.


2. Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/vitaminaA . Acesso em: novembro, 2021.


3. Brasil, Ministério da Saúde. Manual de Condutas Gerais do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_condutas_suplementacao_vitamina_a.pdf . Acesso em: novembro, 2021.


4. Universidade Federal do Maranhão. UNA-SUS/UFMA. Alimentação, nutrição e a saúde da família: desequilíbrio nutricional e carência de vitaminas e micronutrientes. Fabrício Silva Pessoa (Org.). São Luís; 2014. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/1806/1/UNIDADE_03.pdf . Acesso em: novembro, 2021.


5. Costa MJC et al. Efeito da suplementação com acerola nos níveis sangüíneos de vitamina C e de hemoglobina em crianças pré-escolares. Revista de Nutrição. Abril, 2001; 14 (1): 13-20. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/Wz4h9zFb3FKc44FFQ3q7QnR/?lang=pt . Acesso em: novembro, 2021.


6. Nigri AA, et al. Vitamina D quando fazer a dosagem e tratar? Pediatra Atualize-se: Boletim da Sociedade de Pediatria de São Paulo. 2019; 4 (5): 8-10. Disponível em: https://www.spsp.org.br/site/asp/boletins/AtualizeA4N5.pdf . Acesso em: novembro, 2021.


7. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Endocrinologia. Guia Prático de Atualização. Hipovitaminose D em pediatria: recomendações para o diagnóstico, tratamento e prevenção. Rio de Janeiro: SBP, n.1; dezembro de 2016. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/12/Endcrino-Hipovitaminose-D.pdf . Acesso em: novembro, 2021.


8. Mostafa ZW, Hegazy AR. Vitamin D and the skin: Focus on a complex relationship: A review. Journal of Advanced Research. Novembro, 2015; 6(6): 793–804. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4642156/ . Acesso em: novembro, 2021.


9. Maeda SS et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, [S.L.]. Julho, 2014; 58 (5): 411-433. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abem/a/fddSYzjLXGxMnNHVbj68rYr/?lang=pt . Acesso em: novembro, 2021.


10. Universidade Federal do Maranhão. UNA-SUS/UFMA. Alimentação, nutrição e a saúde da família: desequilíbrio nutricional e carência de vitaminas e micronutrientes. Fabrício Silva Pessoa (Org.). São Luís; 2014. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/1806/1/UNIDADE_03.pdf . Acesso em: novembro, 2021.


11. Moretzsohn MDA et al. Alimentação do Pré-Escolar. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar. 4. ed. São Paulo: SBP; 2018: 50-60. Disponível em: http://www.ufrgs.br/pediatria/Repositorio/ppsca/bibliografia/nutricao/sbp-manual-de-alimentacao-2018/view . Acesso em: novembro, 2021.


12. Fisberg M. Suplementos nutricionais. 2012. Departamento Científico de Nutrologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2012/12/Suplementos-nutricionais_Dr.-Mauro-Fisberg_DC-NUTROLOGIA_SBP.pdf . Acesso em: novembro, 2021.


13. Falcão MC. Suplementação nutricional. Pediatra Atualize-se: Boletim da Sociedade de Pediatria de São Paulo. 2019; 4 (5): 3. Disponível em: https://www.spsp.org.br/site/asp/boletins/AtualizeA4N5.pdf . Acesso em: novembro, 2021.


14. Rotulagem do produto Blumel Imune Kids.


15. IQVIA. PMB. 2021. Mercado: Vitaminas Imune Infantil.


Se dói nas mulheres, Buscofem®

Embalagem do Buscofem blister

Buscofem

Blister

EXPLORAR ONDE ENCONTRAR
Embalagem do Buscofem blister

Buscofem

Blister

EXPLORAR ONDE ENCONTRAR
Embalagem do Buscofem blister

Buscofem

Blister

EXPLORAR ONDE ENCONTRAR

Confira as marcas que estão no nosso Hub